Com número recorde de selecionados, a Monitoria Acadêmica da Dom Helder Câmara realizou, no último sábado (19), reunião geral no Espaço Los Hermanos – Esmeraldas. Neste encontro, o enfoque dos trabalhos foi o desenvolvimento da Aula Expositiva.
 
“Estamos discutindo, a cada semestre, um aspecto da metodologia de aula inspirada na Pedagogia Inaciana. Já foram abordados a Revisão Preparatória, os Exercícios Acadêmicos e o Colóquio Final, cuja importância é sempre lembrada e sua prescrição continuamente reforçada. Agora o destaque é para a Aula Expositiva”, explica o psicólogo Rogério Vieira, integrante do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP) e presidente da Comissão da Monitoria.
 
Atividades
 
A reunião teve início com a apresentação dos monitores e as boas-vindas do psicólogo Rogério Veira. Ele apresentou o histórico e o avanço dos trabalhos desde a criação da Monitoria, em 2013.
 
Em seguida os estudantes foram divididos em dois grupos: veteranos e novatos. O primeiro grupo teve os trabalhos supervisionados pelos professores Gésun Fernando, coordenador do Ensino a Distância (EAD); e Estevão D’Ávila, Vice-Reitor da Dom Helder. Ambos são  membros da Comissão da Monitoria. “Eles discutiram conceitos pedagógicos relacionados à Pedagogia Inaciana”, informa Rogério.
 
Já as atividades com o segundo grupo – monitores novatos – foram coordenadas pelos professores Rogério Vieira e Edimilson Ferreira, que trabalharam os fundamentos da Pedagogia Inaciana e a prática do Monitor Acadêmico.
 
Ao final dos trabalhos, veteranos e novatos se reuniram para avalições e esclarecimentos sobre os instrumentos necessários para a produção dos relatórios. Por fim, foi discutido o conceito do que poderia significar uma ‘aula ideal’ no âmbito acadêmico.
 
Almoço
 
Além do espaço, transporte para o local, café da manhã e toda e infraestrutura necessária para a reunião, a Escola ofereceu um almoço de confraternização ao final das atividades da manhã. Participaram todos os monitores e a equipe da Comissão da Monitoria. 
 
Avanços
 
De acordo com Rogério Vieira, a Monitoria teve número recorde de selecionados neste semestre: 50 alunos, sendo um por turma. “Estávamos perseguindo essa meta desde a criação da Monitoria”, conta.
 
Incentivo à monitoria
 
A Dom Helder Câmara vem ampliando os canais de comunicação com a comunidade acadêmica através de várias iniciativas. Uma delas é a Monitoria Acadêmica, criada com o objetivo de implantar a Pedagogia Inaciana na Escola. Para tanto, o monitor, discente da Dom Helder, recebe uma bolsa de 30% do valor da mensalidade para exercer suas atividades.
 
As próximas reuniões serão realizadas  ao longo do semestre até o mês de dezembro.

Confira as fotos: