Carta aos integrantes da comunidade acadêmica

Diante da atual pandemia de Covid-19, diversas instituições de ensino superior têm se posicionado no sentido de garantir a segurança de suas comunidades acadêmicas e cumprir sua responsabilidade social.

Confira na íntegra a carta aberta:

Prezados(as) Estudantes, Docentes e Técnicos Administrativos,

Escrevemos a vocês por ocasião da prorrogação do Regime Letivo Remoto, a que denominamos CENPRE (Continuidade do Ensino Presencial), enquanto durarem as restrições governamentais aplicadas às Instituições de Ensino Superior.

Estamos vivendo um momento decisivo para o nosso tempo, e disso compartilham todas as instituições vinculadas à rede de Ensino dos Jesuítas, em especial, aquelas que estão situadas em nosso estado de Minas Gerais.

A maneira como respondemos ao que estamos vivendo é o que mais importa neste momento: isso nos fará diferente. A EMGE e a Dom Helder buscaram se posicionar rapidamente na transição entre o Ensino Presencial e o ambiente virtual, a partir dos princípios norteadores de seu próprio modo de proceder pedagógico.

Com bases sólidas podemos olhar com esperança o futuro! O CENPRE busca articular protagonismo e criatividade corresponsável para despertar competências, habilidade e atitudes, permeadas pela nossa insígnia do Magis.

Estamos fazendo coisas incríveis e descobrindo grandes talentos. Formamos uma equipe de força-tarefa, em que cada setor trabalha incansavelmente para unir forças em favor do propósito de entregar valores aos nossos estudantes: TI, Pró-reitorias, NEP, Necom e muitos outros. E, na base deste time, estão os docentes e estudantes.

Tem sido entusiasmante acompanhar os professores e professoras da EMGE e da Dom Helder determinados a entregar o máximo de si para que possamos construir resultados eficazes e significativos.

Da mesma forma, os estudantes. Temos recebido muitos elogios de como nossas Escolas ofereceram rápida resposta aos acontecimentos, de maneira responsável e eficiente.

Registramos, nesta oportunidade, nosso sincero agradecimento ao setor da Tecnologia, que, de modo eficiente, oferece soluções diárias, seja pela migração ágil ou pela constante interação com docentes e estudantes. Toda estrutura presencial foi transferida, literalmente, ao ambiente virtual. O estudante acessa a plataforma e encontra sua turma, seus colegas, seus professores. Isso é extraordinário!

Outra característica do CENPRE, que tem saltado aos nossos olhos, é a possibilidade de agregar competência digital à nossa comunidade acadêmica; utilizamos um sistema interativo e híbrido, suscitando novas possibilidades pedagógico-metodológicas de ensino-aprendizagem e de avaliação, com apoio das plataformas Moodle, Teams e outras.

Para que possamos ampliar ainda mais nossas estruturas de comunicação, dois Núcleos têm sido fundamentais: o NEP, no atendimento personalizado dos Estudantes, e o Necom, com o monitoramento do fluxo de informações e a promoção de campanhas virtuais, para que melhor se estabeleça a proximidade das Escolas com os nossos docentes e estudantes.

Para isso, desenvolvemos a Campanha de Corresponsabilidade Social e Empatia, em que se fundamentam todas as nossas iniciativas, com generosidade e união no combate à Covid-19.

Fiquem firmes!

Fiquem seguros!

Mantenham contato!

E agora uma novidade para a comunidade acadêmica da EMGE e da Dom Helder: nossa biblioteca está aberta para você fazer pedidos de livros online ou por telefone, conforme orientações já encaminhadas. Aproveitem!

Queremos agradecer a todos e a todas por trabalharem juntos para fazer o que é certo, mesmo que isso signifique adiar projetos ou desistir de coisas que apreciamos.

Afirmamos aos integrantes da Comunidade Acadêmica da EMGE e da Dom Helder, em especial aos nossos estudantes, que estamos envidando todos os esforços possíveis para preservar a continuidade do semestre acadêmico, mitigando eventuais prejuízos, tal como a prorrogação do término do curso. Tão logo retornarmos à normalidade de nossas atividades, faremos uma consulta ampla a docentes e estudantes para estabelecer a reposição de aulas de laboratório, aos estudantes da EMGE, de Prática Jurídica, aos estudantes da Dom Helder (cf. MEC – Portaria 343, de 17 de março de 2020), bem como oferecer, eventualmente, aulas revisionais de conteúdo.

Dói ter de mudar muito rapidamente, mas o mundo mudou justamente na nossa vez! E exige de nós que sejamos capazes de nos unir, de nos ajudar, para que possamos continuar inseridos na comunidade humana global.

Não há outra Instituição no mundo com a qual preferimos trabalhar nesse momento. Sentimos muito orgulho de vocês. Nós vamos superar esse desafio juntos. Essa é uma promessa da EMGE e da Dom Helder.

Em gesto de solidariedade, estamos promovendo a campanha de doação de alimentos e de kits de higiene para moradores de rua, juntamente com a Pastoral Nacional do Povo de Rua, conforme informações em nossas páginas eletrônicas.

Cuidem-se!

Cordial abraço,

Prof. Franclim J. S. de Brito (Reitor da EMGE)

P. Paulo U. Stumpf SJ (Reitor da Dom Helder).

QUER CONHECER A DOM HELDER E A EMGE MAIS DE PERTO?

Estamos de portas abertas pra você!

Agende uma visita Tuor Virtual